Itaú emite alerta e crava 3 avisos até para quem não é cliente

Itaú emite aviso geral com alerta máximo até pra quem não é cliente

O Banco Itaú, é um dos bancos mais tradicionais do Brasil, atendendo cerca de 100 milhões de clientes, ele tem agências espalhadas em todo o país, fornecendo soluções financeiras e ferramentas para viabilizar os melhores serviços.

Dada a sua importância, ele emitiu um comunicado crucial (e URGENTE) ressaltando a importância da segurança digital e da prevenção contra fraudes financeiras, anúncio esse que serve até pra quem não é cliente!

Itaú é um dos bancos mais tradicionais  do país (Reprodução: Internet)

Cuidado, é GOLPE!

Um fato mais que consumado é que, atualmente, TUDO fazemos pela internet e na maioria das vezes com o uso dos nossos smartphones.

E um dos hábitos mais intensos do nosso dia são com as transações bancárias. Sendo assim, é extremamente IMPORTANTE  que saibamos nos proteger para não sofrermos estragos maiores.

E o banco Itaú, sempre procura frisar essa necessidade de permanecer vigilante durante transações online.  Golpistas frequentemente criam páginas falsas, simulando sites oficiais, na tentativa de capturar dados durante pagamentos.

“Sem condições”: O fechamento de agência do Itaú, fúria dos funcionários e comunicado oficial

Mais de R$ 1200 liberados: Aposentados ganham novo direito à saque extra no Itaú com apenas 3 passos online

R$ 5 mil liberados pelo Itaú: Como aumentar o limite do crédito em apenas 4 passos simples e online em 2024

Verificar a autenticidade de qualquer página antes de fornecer informações pessoais ou financeiras torna-se imperativo.

O Itaú está sempre alertando quanto à golpes na internet Foto: Reprodução / Instagram)

3  Avisos cruciais

Dito isso, o Itaú separou 3 avisos contendo informações detalhadas a respeito dos golpes mais comuns, para ficarmos de olho:

1-Phishing:

Golpe mais comum na internet, especialmente fazendo uso do  setor bancário.

Nesse golpe, criminosos enviam e-mails, mensagens SMS ou de WhatsApp, fingindo ser instituições financeiras.

Essas mensagens contêm links maliciosos que redirecionam para páginas falsas, imitando o site do banco. Ao acessar essas páginas e inserir informações de login e senha, os usuários inadvertidamente entregam seus dados aos golpistas.

Prevenir isso requer verificar a autenticidade de e-mails ou mensagens recebidas.

MESMO PORQUE, BANCOS NUNCA solicitam dados pessoais ou senhas por e-mail ou SMS.

2- Falso funcionário

Outro golpe muito usado, que atinge principalmente idosos, é o  do falso funcionário do banco.

Neste golpe, o fraudador liga para a vítima se passando por colaborador do banco.

Jamais passe informações de dados bancários como senhas e códigos por ligações ou mensagens via WhatsApp  (Foto: Reprodução Internet)

Durante a conversa, solicita informações confidenciais, alegando necessidade de atualização de cadastro ou verificação de segurança.

Em alguns casos, pedem até para a vítima instalar aplicativos que concedem acesso remoto ao dispositivo.

A prevenção para esse golpe é ainda mais simples! Basta nunca forneça informações pessoais ou bancárias por telefone, a menos que você tenha iniciado a chamada e esteja certo de que está falando com o banco.

Desconfiar de solicitações para instalar aplicativos desconhecidos é vital.

3- Falso suporte técnico falso

Similar ao funcionário falso, no golpe do suporte técnico falso, os golpistas entram em contato com as vítimas, afirmando serem do suporte técnico do banco.

Alegam problemas no sistema ou na conta da vítima e solicitam acesso remoto ao computador para “resolver” o problema. Uma vez que obtêm acesso, podem instalar malwares ou roubar informações sensíveis.

Que aliás é outro golpe que atinge, em sua maioria, idosos e pessoas não muito familiarizadas com o uso de tecnologia.

Para escapar do golpe, basta nunca permitir que alguém que você não conhece acesse seu computador remotamente, especialmente se o contato foi iniciado pela outra parte.

Em caso de dúvidas sobre a veracidade da chamada, entre você mesmo em contato direto com o banco através de seus canais oficiais.

Se eu cair em um golpe bancário, o que eu faço?

Esses golpes são sofisticados e constantemente atualizados pelos criminosos. Portanto, é crucial manter-se sempre alerta e informado sobre as novas táticas de fraude para proteger suas informações bancárias e pessoais.

Porém,  você suspeita ou confirma ser vítima de um golpe virtual associado a bancos, é preciso agir rapidamente para minimizar os danos.

Confira abaixo as dicas dadas pelo próprio Itaú:

  1. Contate o seu banco de forma IMEDIATA 
  2. Troque SUAS senhas e códigos de acesso
  3. Verifique Extratos e Movimentações Financeira
  4. Registre um Boletim de Ocorrência

Lembre-se, a segurança digital é uma responsabilidade compartilhada entre você e seu banco.

Fique atento, adote práticas seguras e mantenha-se informado para garantir a proteção de seus dados e finanças em 2024.

🚨 BBB24: Davi põe colegas em risco + Luiza Brunet em gu3rra com Rodriguinho + Record demite apresentador

Fonte e Artigo Original Clica Aquí No otvfoco.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA