Um caminhão para transporte de foguetes com sistema de tração bem diferente

A década de 1960 foi marcada pela Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética (URSS), e dentre tantas disputas a corrida espacial foi um grande destaque. Muitas invenções saíram do papel nesse período, apesar de algumas não terem uso prático, porém serviram para o desenvolvimento posterior de novas tecnologias.

Os soviéticos construíam foguetes que pesavam mais de mil toneladas e mediam mais de cem metros distante cerca de dois mil quilômetros de sua base de testes e lançamento. Ou seja, era preciso realizar um transporte por toda essa distância e de maneira eficiente. A maneira adotada foi utilizar o transporte marítimo até próximo da base, onde os foguetes eram colocados sobre caminhões para terminar o trajeto.

Porém não havia na URSS nenhum caminhão capaz de realizar esse transporte até então. Então o governo solicitou aos fabricantes o desenvolvimento de um caminhão com capacidade de carga de pelo menos 25 toneladas, mas como os requisitos eram muito complicados, incluindo o tempo de entrega do projeto, a maioria das fabricantes se recusou.

Uma apenas se prontificou, a ZiŁ, que em 1967 produziu o ZiŁ-135Sh, um caminhão protótipo de 9,5 metros de comprimento, por 3,6 de largura e 3,1 de altura. O peso vazio era de 13 toneladas. A parte mais curiosa desse caminhão era os eixos dianteiros, que ao invés de eixos de tração comuns, foram utilizados trens de pouso de um avião, com suspensão pneumo-hidráulica e pneus fora de estrada.

O caminhão tinha um giro de 90 graus devido ao sistema de esterçamento colocado nas rodas dianteiras, o raio de viragem era de apenas cinco metros. Já o sistema de tração era 4X4, porém, havia um sistema que podia acionar a tração separadamente, somente nas rodas dianteiras ou somente nas traseiras. Esse esquema de tração ficou conhecido por 4X4+2X2.

Os testes foram bem sucedidos, o caminhão conseguia atingir 60 km/h no asfalto e 20 km/h em estradas off road. Contudo, ele era apenas um protótipo de um veículo muito maior que seria construído, com capacidade real de transportar o foguete soviético. A ideia final era criar uma plataforma móvel de 11X21 metros, com capacidade de 120 toneladas, aumentando o número de eixos e rodas.

No fim das contas o projeto foi abandonado, pois a gestão do programa espacial decidiu que seria um veículo muito complexo e caro. O próprio foguete desse programa foi um fracasso. Em 1969 os Estados Unidos ganharam a corrida espacial pousando na Lua e os programas soviéticos de viagens espaciais foram encerrados. E como a maioria das criações soviéticas, o ZiŁ-135Sh deve ser sido descartado.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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