Conheça o Reo M34, um caminhão preparado para andar totalmente debaixo d’água

Todos sabemos que caminhões foram feitos para andarem nas ruas, pavimentadas ou não. Definitivamente sabemos que não foram para andarem na água, mas isso não foi impedimento para que o homem criasse várias soluções para que isso fosse possível, principalmente para fins militares.

Como precursores desse tipo de veículo em uso militar, podemos citar o Bedford Giraffe, um caminhão britânico que teve a cabine elevada a mais de dois metros de altura, e o americano GMC DUKW, um caminhão americano equipado com casco e hélice de barco.

Bedford Giraffe à esquerda e GMC DUKW à direita

Atualmente com dezenas de tecnologias e componentes eletrônicos nos caminhões, devemos protege-los de inundações e situações que coloquem em xeque o funcionamento normal dos veículos, mas como no passado tudo era mais mecânico e manual, houveram alguns projetos de caminhões para água. Porém nenhum se compara ao da foto acima: Reo M34.

Reo M34 Eager Beaver

Nos anos de 1950 o exército americano começou a operar uma série de caminhões 6X6 para uso na água, inclusive. O projeto foi ganho pela Reo Motor Company, uma tradicional montadora de veículos dos Estados Unidos, fundada em 1904, e que desenvolveu o modelo M34 Eager Beaver.

Já nos primeiros testes os projetistas garantiram que o caminhão também andava em águas muito profundas, como rios e lagos. Mas ao invés de flutuar na água, o caminhão deveria submergir completamente e andar diretamente no fundo. E para que isso fosse possível, o M34 foi equipado com um conjunto muito simples composto por três elementos.

  • Um snorkel com mais de 2 m de comprimento responsável pelo ar do motor
  • Um escapamento estendido com a ponta fora da água para saída da fumaça
  • Um conjunto de aparelhos para o motorista, composto por máscara de respiração e proteção para os olhos, visto que o caminhão possuía cabine

Esse conjunto era simples e barato, além de ser rápido de instalar em um caminhão comum. Em batalha foi bastante útil, pois um comboio de caminhões poderia atravessar um rio na ausência de pontes. Segundo fontes da época, o M34 preparado poderia funcionar totalmente submerso por 4 horas.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA