A empresa Rørby Johansen da Dinamarca, especializada em transportes especiais e guindastes, recebeu recentemente para compor sua frota um Volvo FH configurado de maneira especial com tração 14X4. E ele ainda recebeu um pequeno reboque com mais três eixos. E para combinar com esse exagero o modelo escolhido pela empresa foi um FH16 de 750 cv.
Originalmente tratava-se de um chassi 8X4 padrão e original de fábrica, que posteriormente foi equipado com três eixos adicionais, totalizando sete. A tração em dois dos eixos foi mantida, por isso seu resultado foi um 14X4, proporcionando 82 toneladas de peso total permitido para carga, com 120 toneladas de peso total.
Esse chassi de sete eixos foi necessário para que o caminhão pudesse receber o mais pesado e novo modelo de guindaste da marca turca Erkin, conhecido como ER-600.000 TL 8. É uma estrutura com capacidade de operar com cargas de aproximadamente 160 toneladas e alcance de impressionantes 64 metros. E para compensar a altura e peso, um lastro é necessário para equilibrar o conjunto. E essa é a finalidade do reboque de três eixos, para transportar placas de peso.
E por que não utilizar um guindaste próprio, ao invés de instalar sobre um caminhão Volvo? Bem, possivelmente a resposta está nas comodidades que uma cabine Globetrotter XL oferece, já que a Rørby Johansen opera em várias regiões do país. A concessionária que fez a venda entregou juntamente com esse FH16 750 um outro caminhão, porém mais modesto: FH 540 10X4.
Relacionado
FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com