Caminhão russo Valdai 45 é ‘a cara’ do Mercedes-Benz Actros

Com as sanções impostas à Rússia por causa da guerra contra a Ucrânia, todas as grandes empresas estrangeiras saíram o país. Com isso, a indústria local teve de buscar alternativas para atender o merco interno. É o caso da Nizhegorodskiye Gruzovyye Avtomobili, que lançou na Rússia o Valdai 45. Ou seja, um caminhão que chama a atenção pela semelhança com o Mercedes-Benz Actros.

VEJA TAMBÉM
Novo Volvo VNL é lançado poucos dias antes do novo FH
Scania R 590 V8 carrega 12 contêineres e mais de 80 toneladas
Veja os novos ônibus que chegam ao Brasil em 2024

O modelo chega em um momento em que o transportador russo busca por caminhões em outras regiões, como a China. Por essa razão, agora empresas locais começam a fabricar localmente. Mas ainda demandando tecnologia chinesa. Nesse sentido, a empresa produz peças para caminhões GAZ. Outra fabricante russa. Inclusive de motores. 

Por dentro, o modelo tem a mesma cabine do Actros antecessor; FOTOS: Iepieleaks

Contudo, as peças do novo modelo saem da China. Precisamente o Valdai 45 compartilha dos mesmos componentes do Foton Auman, que recentemente chegou renovado à Ásia.

Semelhante ao Mercedes-Benz Actros por dentro e por fora

Sobre seu desenho, a própria fabricante reconhece que a origem do caminhão é do Actros MP3, também produzido na China. Vale lembrar que, no Brasil, essa cabine antecedeu a do Actros atual. Inclusive a parte interna. 

Todavia, no trem de força, o caminhão usa motor Cummins de 11,8 litros que desenvolve potência de 470 cv com tecnologia Euro 5. E transmissão ZF de 12 marchas automatizada. A suspensão é pneumática.

O caminhão remete ao Actros antecessor, e cabine ainda é vendida na China

O Valdai 45 é direcionado às operações rodoviárias de longas distâncias. E está apto para acoplar semirreboques no padrão Europeu.

Seja como for, a partir do final de 2024, a empresa de Nizhny Novgorod planeja aumentar a produção, bem como a nacionalização dos componentes. Com a estamparia e soldagem das cabines. Assim como motores russos, produzidos pela Yaroslavl Motor Plant (YaMZ).

Siga o Estradão no Instagram!

Fonte e Artigo Original Clica Aquí No estradao.estadao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA