Conheça o caminhão protótipo da Renault que deu origem ao Magnum

No ano passado publicamos a história do Renault AE Magnum, um dos caminhões que marcaram a indústria automotiva europeia nos anos 1990, seja pelo destaque em tecnologia, conforto e design, rendendo um prêmio de Caminhão do Ano em 1991. Mas o que pouca gente sabe é que seu desenvolvimento começou alguns anos antes, em um programa de desenvolvimento e pesquisa da Renault.

Folder do programa VIRAGES, com o VE10 em destaque

Em 1980 o governo francês em parceria com a Renault Trucks (também denominada de RVI – Renault Véhicules Industriel) criou o VIRAGES (Véhicule Industriel de Recherche pour l’Amélioration de la Gestion de l’Energie et la Sécurité ou Veículo de Investigação Industrial para a Melhoria da Gestão e Segurança Energética em português), um programa para pesquisa, estudo técnico e desenvolvimento de tecnologias para os veículos futuros.

O programa desenvolveu dois protótipos, o VE10 lançado em 1985 e o VE20 em 1988. Com esses veículos construídos do zero, os engenheiros alcançaram metade dos objetivos do programa, sendo os principais a redução do consumo de combustível, redução de emissões de gases no meio ambiente, redução de ruído e melhoria na segurança e condições de trabalho para motoristas.

Renault VE20, em um folder de 1995

Um dos destaques do modelo à primeira vista sem dúvidas é o desenho da cabine. A aerodinâmica era uma das inovações do VE10, assim como a direção elevada que permitia uma visão mais ampla para o motorista. Com o VE20 a Renault apresentou outras inovações técnicas, como por exemplo: chassi em alumínio, caixa de velocidades automática e montada de forma horizontal sob o motor, freios a disco, monitoramento do veículo de forma eletrônica e testes aerodinâmicos realizados em túnel de vento.

Com os resultados, grande parte das inovações e tecnologias apresentadas através desses protótipos foram transpassadas para o AE/Magnum, chegando às ruas em 1990.

Renault Magnum

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA