DAF Super CityTrain, o ônibus mais longo do mundo que transportava 350 pessoas

O DAF Super CityTrain é um conjunto para transporte de passageiros que opera na capital e maior cidade da República Democrática do Congo, Kinshasa. Esse curioso caminhão combinado com ônibus foi uma encomenda feita pelo governo daquele país à DAF em 1989, que precisava de um veículo robusto e eficiente para transporte de passageiros que suportasse muitos passageiros. Naquele ano, a cidade tinha 5 milhões de pessoas e hoje supera os 17 milhões.

Consistia em um cavalo mecânico DAF 2600 4X2 que rebocava uma carreta de passageiros (ao estilo papa-fila brasileiro). Primeiramente foram encomendadas unidades do CityTrain e depois outras do Super CityTrain, um veículo ainda maior (composto por dois reboques), com 32,2 metros de comprimento no total, comparado com os 19,5 da CityTrain. O menor transportava 250 passageiros ao todo, e a versão Super levava um total de 350 pessoas. Essa capacidade e comprimento rendeu um registro no Guiness Book como o ônibus mais longo do mundo!

De acordo com a pesquisa realizada, o ônibus Super CityTrain tinha 110 lugares para passageiros sentados e 140 em pé no primeiro reboque e 60 sentados somados a 40 em pé no segundo. Mas esses ônibus andavam sempre lotados. As fontes não oficiais retratam um recorde informal em 1990 de 440 pessoas sendo transportadas de uma única vez.

O caminhão foi adquirido no Reino Unido e montado no Zaire (antigo nome da República Democrática do Congo), com algumas alterações necessárias para o trabalho a ser executado. Um deles foi no sistema de transmissão: duas das seis marchas foram bloqueadas para limitar a velocidade para apenas 41 km/h.

A pintura “Le City Train à Kinshasa” (1990) retrata como o CityTrain faz parte da cultura congolesa

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA