Kenworth mais potente do mundo em 1951 usava dois motores V12 de 35,7 litros com 1.200 cavalos

Todo mundo gosta de um caminhão equipado com um motor grande, despejando centenas de cavalos de potência sobre as rodas. E isso é uma necessidade no setor de transportes, devido ao peso cada vez maior das cargas transportadas.

O mesmo pode-se dizer da década de 1950. Só que há mais de 70 anos, a eficiência dos motores não era tão grande como atualmente, e eram necessários motores realmente gigantescos para se conseguir o mesmo número de cavalos atingidos hoje em uma unidade de 13 litros, por exemplo.

É exatamente esse o caso de um Kenworth 1951, que recebeu um motor Hall-Scott V12 a gasolina, com 35,7 litros de cilindrada, e potência de 600 cavalos, com torque de 2.600 Nm. O motor não era um só. Eram dois, unidos pela parte inferior, produzindo a potência em dobro necessária para o caminhão.

A construção do caminhão foi feita pela própria Kenworth, a pedido do proprietário, que teria que entregar cargas de combustível com horários muito apertados, subindo serras e montanhas em alta velocidade.

Esse tipo de motor era fabricado com alguma frequência pela Hall-Scott, unindo dois blocos, que usavam um carter único e compartilhavam o mesmo virabrequim. Só que seu uso era para embarcações e operações industriais.

Muitos desses motores foram usados em lanchas de desembarque de tropas durante a Segunda Guerra Mundial. No uso industrial, muitas unidades funcionavam a gás.

Para poder acomodar o gigantesco motor no cofre do caminhão, a Kenworth precisou alongar a dianteira em cerca de 30 centímetros. Muita coisa no caminhão também precisou ser adequada à nova potência e torque. Mas, por algum tempo o caminhão funcionou perfeitamente bem.

A Hall-Scott chegou a cogitar a produção em massa desse motor para uso em caminhões, com potências de até 900 cavalos, utilizando um supercharger. Mas isso nunca aconteceu.

Pouco tempo depois de comprado, o caminhão se envolveu em algum tipo de acidente e pegou fogo. Essa parte da história não é muito clara, porque não foi documentada, mas o que se sabe é que esse monstro da década de 1950 acabou totalmente destruído pelo fogo.

 

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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