Nova linha Volvo Aero chega com 780 cavalos de potência

A Volvo apresentou hoje, na Europa, sua nova linha de caminhões pesados, batizada de FH Aero. Além de novidades estéticas, a nova linha desbanca a concorrente Scania, com uma versão com motor de 17 litros e 780 cavalos de potência.

A primeira mudança, mais notável, é visual. Os novos caminhões recebem uma frente mais longa e arredondada, com mudanças na grade, reposicionamento do logotipo, agora no para-choque, e novos faróis. Outra novidade é a introdução de câmeras no lugar dos retrovisores tradicionais. Essas mudanças, somadas, garantem uma redução de consumo de diesel de 5%.

“O novo Volvo FH Aero é o nosso caminhão mais eficiente, à medida que continuamos a reduzir as emissões de CO2 de toda a nossa gama de produtos. Este é o melhor caminhão Volvo – um caminhão seguro, com um design bonito e de qualidade superior para tarefas difíceis de longa distância, concebido para o sucesso dos nossos clientes”, afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

Nova frente

Como já citado, a dianteira dos caminhões FH Aero é maior. São 24 centímetros de ampliação em relação ao FH tradicional. De acordo com a Volvo, essa extensão foi fundamental na criação de uma cabine de caminhão mais aerodinâmica, que reduz consumo de combustível, e também proporciona melhor estabilidade de condução em condições de vento.

Outro ganho é na “banguela”. Com a cabine mais aerodinâmica, o caminhão avança melhor contra o vento, reduzindo o consumo nos modelos diesel, e aumentando a autonomia na versão elétrica.

Mais segurança e tecnologia

No campo da segurança e tecnologia, os novos caminhões receberam câmeras no lugar dos retrovisores, com visualização por meio de telas instaladas na coluna A dentro da cabine.

Além de um ganho considerável no ângulo de visão, as câmeras permitem mais visibilidade em condições de chuva, noite, luz direta do sol e dentro de túneis, por exemplo.

As câmeras também são bastante inteligentes, identificando automaticamente quando o caminhão está engatado em uma carreta. Nesse caso, em manobras, a câmera se move, permitindo que o motorista sempre veja a traseira da carreta nas curvas.

Outras novidades tecnológicas da linha FH Aero

A tecnologia I-See da Volvo foi aperfeiçoada para poupar energia e emissões de poluentes, utilizando um mapa topográfico baseado em nuvem para otimizar e permitir mais tempo de condução no modo de controle de cruzeiro, o que pode reduzir o consumo e proporcionar uma condução mais confortável para o motorista.

Os freios atualizados com discos de freio anti-arrasto patenteados pela Volvo melhoram a capacidade de frenagem, ao mesmo tempo que reduzem o consumo e as emissões.

Sistema de entretenimento foi atualizado e é mais fácil de usar, podendo ser personalizado dependendo das necessidades individuais.

Sistema de som aprimorado, disponível com seis alto-falantes premium de alta qualidade, um novo amplificador de potência e um subwoofer que adicionam enorme potência à experiência sonora.

Será oferecido um novo sistema de navegação integrado com mapas melhorados adaptados às necessidades específicas dos caminhões, com atualizações automáticas de mapas que permitem uma entrega eficiente de mercadorias.

As atualizações internas também incluem um forno de micro-ondas integrado e tomadas USB-C pela cabine.

A oferta My Business Apps da Volvo Trucks foi introduzida em mais mercados. Este é um serviço baseado em assinatura que permite aos clientes baixar aplicativos relacionados a negócios de diferentes fornecedores e usá-los no display lateral dos caminhões, trazendo benefícios reais para o tempo de atividade e o uso diário do caminhão.

O novo Serviço de Monitoramento de Pneus oferece aos operadores de frota uma visão completa do caminhão e do implemento através do Volvo Connect, reduzindo o risco de custos imprevistos e perturbações relacionadas com problemas nos pneus.

Cabine maior

A Volvo também passa a oferecer para os novos modelos a cabine Globetrotter XXL, que agora podem ser usadas com mais tipos de implementos na Europa, graças à mudanças nas normas de pesos e dimensões para caminhões.

Essa cabine oferece mais espaço interno, garantindo muito mais conforto para as pausas do motorista.

Mais potente da Europa

Uma das maiores novidades é a chegada do novo motor D17, com seis cilindros e 17 litros, que conta com três faixas de potência, assumindo o posto de caminhão mais potente da Europa.

Mesmo com 17 litros no motor, o caminhão continua a ser chamado de FH16, e terá potências de:

  • 600 cv e 3.000 Nm
  • 700 cv e 3.400 Nm
  • 780 cv e 3.800 Nm

O Scania 770S V8 era o modelo mais potente da Europa até então, com 770 cavalos de potência e 3.700 Nm de torque.

Cabine atual

Com pequenas mudanças, a cabine atual será mantida para toda a linha de caminhões, inclusive para o FH16 com novas potências.

Essas cabines continuarão a ser oferecidas conforme as necessidades dos transportadores, sem data para que a produção seja encerrada.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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