Motorista e ônibus, da Pássaro Marrom, que atropelou a matou romeiro na Dutra, estão irregulares e não poderiam circular no trânsito. Foto: Andrêza Benevides/TV Diário
Total representa 62% dos motoristas nesta condição na região Sudeste e praticamente 30% dos condutores do país com exame vencido.
A Senatran(Secretaria Nacional de Trânsito) confirmou que 435.939 motoristas habilitados para dirigir caminhão(Categoria C), ônibus e vans (Cat. D) e carretas(E) não realizaram o exame toxicológico obrigatório e podem ter sua CNH suspensa, até apresentação de laudo negativo. Além de multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira.
Os dados são de dezembro de 2024. Pelo levantamento realizado pelo Estradas em matéria sobre o tema, nenhum condutor com exame vencido teve sua CNH suspensa pelo Detran-SP até dezembro do ano passado. Embora os prazos para motoristas com exame periódico vencido, obrigatório a cada 30 meses, já estivesse vencido desde junho de 2024.
Em contato com o Detran-SP em dezzembro passado, questionando sobre a falta de punição aos condutores com exame para drogas vencido, o órgão não respondeu aos questionamentos. Em outras ocasiões, atribuiu a responsabilidade à Senatran, alegando falta de orientação para a aplicação da norma e regulamentação insuficiente.
Estados como Minas Gerais já aplicaram as sanções previstas em lei, demonstrando que a regulamentação é suficiente. Assim como o Detran-MG , Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, também tem notificado os condutores.
Motorista com exame vencido estiveram envolvidos em casos fatais
O portal Estradas apurou, com exclusividade, dois casos de motoristas habilitados pelo Detran-SP, com exames toxicológicos vencidos, envolvidos em acidentes fatais nas rodovias Rio-Santos (BR-101) e Via Dutra (BR-116).
Questionado sobre medidas adotadas, o DetranSP não apresentou ações concretas, reiterando a responsabilidade da Senatran.
A Senatran esclareceu na ocasião que todas as normas e procedimentos necessários estão vigentes e regulamentados, conforme revelado na matéria Senatran desmente DetranSP sobre exame toxicológico de motoristas envolvidos em duas mortes.
Fonte Clica Aquí No estradas.com.br