Scania T113 com cabine estendida e espaço para oito pessoas – saiba os motivos

Em meados do ano de 2023 um Scania T113 com uma enorme estendida chamou atenção na internet. Ele fazia parte de um leilão na Dinamarca, em um lote com valor de 26 mil euros, ou cerca de 140 mil reais. Não se sabia exatamente o motivo desse caminhão ser assim: com cabine estendida, três portas, cinco bancos e capacidade total de oito pessoas. Também não tinha ideia de quem havia construído ele dessa forma. Mas o artigo de hoje desvenda o mistério e explica esse caminhão!

Unidade leiloada em 2023 na Dinamarca

Nascido em 1991, esse 113H saiu de fábrica provavelmente com cabine simples ou no máximo uma cabine leito como as que tivemos no Brasil. Ele foi adquirido pela ASG, uma transportadora da Suécia que além do transporte tradicional também prestava serviço de entrega expressa, sendo justamente esse o motivo dele ser assim. Calma que vamos explicar.

Na década de 1990 a legislação do país limitava a velocidade máxima de caminhões a 70 km/h, enquanto os ônibus poderiam chegar até a 90 km/h. Foi então que o pessoal da ASG teve a brilhante ideia de pegar um caminhão e aumentar o comprimento, colocando mais assentos e aumentando a capacidade de pessoas viajarem. Assim, o T113 foi registrado como um ÔNIBUS, e podiam trafegar no limite de 90 km/h.

Ainda houve uma outra modificação: a carreta não poderia ter um engate comum, rápido. Era necessário que ela ficasse acoplada meio que de forma permanente no cavalo, como se fosse um ônibus articulado.

A ASG operou seis caminhões desses no início da década de 1990, transportando cargas gerais por vias expressas, sempre usando a faixa da direita. E para aproveitar a situação, aparentemente esses caminhões também levaram passageiros, com a empresa vendendo passagens de linha regular.

Nos anos seguintes, a Suécia aumentou a velocidade dos caminhões para 80 ou 90 km/h, dependendo do tipo de via e do veículo, sendo então essa ideia da ASG deixada de lado. A própria transportadora foi vendida, sendo anos mais tarde absorvida pela alemã DHL. As regras de homologação de veículos também se tornaram mais rígidas.

Sem dúvidas, um caminhão muito interessante e que merecia estar em uma coleção. Infelizmente não encontrei informações sobre o atual paradeiro dessa unidade leiloada ano passado, bem como se os outros exemplares resistiram. O 113 do leilão com certeza foi restaurado, mas não sabemos se é o mesmo das fotos antigas. Porém encontrei registro de um outro sucateado, o de prefixo nº 04, e que eu acho ser o exemplar restaurado e posto a venda.

Prefixo 04 sucateado

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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