Scania vende 180 caminhões a gás no Brasil

A GNL Brasil, uma joint venture da Eneva com a Virtu, e a Virtu GNL, irão receber 180 caminhões Scania movidos a gás. As empresas assinaram um contrato na última semana, que prevê a aquisição de caminhões movidos a gás natural liquefeito.

De acordo com as empresas envolvidas no projeto, esse será o primeiro e importante passo para criar o maior corredor logístico rodoviário com foco na redução de emissões de CO2, abrangendo inicialmente as regiões Norte e Nordeste do país.

A parceria prevê que a Eneva forneça o GNL, além de utilizar o próprio GNL para transporte de suas cargas, a Scania atue como provedora da solução de transporte, e a Virtu GNL seja a fornecedora de serviços logísticos de descarbonização, envolvendo a operação dos caminhões e postos de abastecimento.

A assinatura dos contratos celebra o primeiro movimento de grande relevância para a criação de um promissor mercado no país: o do uso do gás natural liquefeito (GNL) como combustível para o transporte rodoviário pesado de longa distância.

“A operação dá início à viabilização dos corredores verdes no Brasil, com caminhões movidos a GNL em substituição ao diesel, promovendo uma redução de até 20% na intensidade de emissões de CO2 em comparação com a alternativa tradicional do diesel, reduzindo ainda as emissões de NOx e material particulado. O total desse mercado, se somadas as principais rotas ao redor da área de influência do complexo do Parnaíba, equivale a 9 milhões de metros cúbicos de gás natural/dia, e tem um enorme potencial de crescimento. Essa cadeia de valor pode se tornar um dos principais veículos de monetização das reservas de gás natural da Eneva depois da geração termelétrica. Cada 10% deste novo mercado seriam equivalentes a aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia”, enfatizou o CEO da Eneva, Lino Cançado.

“Temos como objetivo ser o principal fornecedor de GNL nesse novo mercado,  com a venda desse combustível para frotas de caminhões. Trata-se de um negócio com grande potencial de crescimento e geração de caixa para a companhia e que contribui de forma relevante no processo de descarbonização do segmento de transporte no país”, complementou o diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva, Marcelo Lopes.

O negócio abrange 180 caminhões, sendo 30 deles para a GNL Brasil, uma joint venture da Eneva com a Virtu, que serão utilizados para atendimento aos contratos firmados pela empresa para a venda de GNL em pequena escala (SSLNG) para Vale e Suzano (contratos firmados em 2022), em suas instalações industriais no Maranhão.

Os demais 150 caminhões foram adquiridos pela Virtu GNL e serão destinados a um novo serviço a ser iniciado a partir de agosto de 2024, sendo abastecidos com gás fornecido pela Eneva, produzido no mesmo estado. Trata-se do maior contrato de venda de caminhões a GNL já realizado na América Latina.

“Para a Scania, ser a parceira escolhida para Eneva e Virtu GNL darem esse passo extremamente importante para o transporte sustentável no país, é motivo de orgulho e celebração, pois reforça que desenvolvemos soluções pensando em atender aos clientes de acordo com cada necessidade, além de fortalecer o nosso propósito de liderar a transição para o transporte mais sustentável”, comenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Temos o maior portfólio do mercado em termos de combustíveis alternativos ao diesel, mas não deixamos de olhar para a rentabilidade do cliente, entregando também máxima eficiência energética.”

Os 30 veículos iniciais são do modelo R 410, configuração 6×2, movidos a GNL, e são uma solução eficiente e sustentável para a operação de logística a longa distância. Com uma autonomia de mais de 700km, os veículos a GNL são reconhecidos pela operação silenciosa, contribuindo também para a redução de poluentes, NOX e material particulado.

Equipados com dois tanques de 340 litros cada, esses caminhões oferecem desempenho robusto e eficiência energética. O motor de 13 litros com seis cilindros proporciona 410cv de potência a 1.900 rpm, proporcionando desempenho sólido com menor impacto ambiental.

Os demais 150 veículos, entregues no segundo semestre, serão do modelo R 460, configuração 6×4, também movidos a GNL.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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