Recentemente me deparei com dois registros, vindos da Europa, de trailers recreativos construídos com cabines de caminhões, sem alteração das características originais do modelo. A questão é: por que? Na verdade, não dá para saber, mas podemos concluir que é bem criativo e inusitado.
O primeiro que vi foi esse DAF XF sendo rebocado por um carro de passeio. Trata-se de uma cabine do modelo Super Space Cab, a maior da linha XF, e foi adaptada sobre uma carretinha de dois eixos. Pela pesquisa, era uma cabine que não foi utilizada em um caminhão e provavelmente seria descartada por algum defeito de fabricação. Ela então foi adquirida por um funcionário da DAF, o qual construiu um trailer para viajar.
A cabine foi montada voltada para trás e o trailer finalizado cerca de 1,4 toneladas. O veículo rebocador é um Hyundai i30. Na prática, é um conjunto instável por conta de vento e que consome grandes quantias de combustível, mas isso não impediu o proprietário holandês de viajar em suas férias e chamar muita atenção pelos parques, campings e locais que passa com o trailer.
Ao que tudo indica, utilizar uma cabine como trailer recreativo não é um problema, pois se utilizar por base um trailer já pronto, documentado e regularizado, pode ser conduzido por vias públicas sem problemas. Isso é claro, dependerá de cada país e sua legislação.
Um outro trailer com a mesma ideia foi encontrado na Alemanha. Alguém pegou uma cabine do caminhão Mercedes-Benz SK na versão Eurocab, modelo teto alto, e adaptou em um chassi com apenas um eixo. Os faróis dianteiros foram removidos e a iluminação traseira foi instalada na caixa de rodas. Também foi adicionado um engate alto, pois diferente do trailer DAF, esse SK é puxado por um alto e parrudo Unimog.
Muitos motoristas profissionais podem ficar intrigados em imaginar passar as férias no mesmo ambiente e condição de trabalho vivido no dia a dia, mas para alguns entusiastas e motoristas não profissionais, isso pode ser uma uma grande diversão. E você, que cabine usaria para fazer um trailer de viagens?
Relacionado
FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com